sábado, 5 de janeiro de 2013

Alimentação

Para mim, a maior vantagem dos ciliatus em relação a grande parte dos geckos e outros répteis e uma das coisas que me fez optar por eles.
Não necessitam de alimento vivo!

Uma dieta à base de MRP (meal replacement powder) é tudo o que necessitam para crescer saudáveis, activos e robustos. O produto pode ser comprado online (eu compro aqui ) e consiste num pó que se mistura com a água (1 parte de pó para 2 de água em volume) até se conseguir uma consistência semelhante a um batido. Pode-se então guardar esse batido uma semana no frigorífico enquanto se vai dando ao gecko a sua dose dia sim dia não. O pó aguenta anos no frigorífico (vem com a validade na embalagem).

Para evitar desperdícios ou lutas, aconselho a colocar numa tampa de refrigerante ou num recipiente de volume idêntico, o equivalente a uma colher de sobremesa e colocar um destes recipiente por gecko (caso tenham um terrário comunitário).
Há geckos que comem mais, outros menos... pode-se então modificar a dose conforme o apetite do gecko.

Para além deste MRP, pode-se suplementar a alimentação com alimento vivo. Há animais que adoram e há outros que não ligam nenhuma. Uns conselhos:

- Sempre que derem alimento vivo, pulverizem-no com cálcio e tenham a certeza que foi gutloaded* anteriormente.
- Evitar dar alimento vivo em substratos com elementos que possam ser engolidos! Os ciliatus são caçadores trapalhões e muitas vezes mordem mais substrato que grilo. É melhor retirar o animal para um recipiente limpo e dar aí o alimento.
- Nunca dar grilos ou baratas grandes demais para o gecko. O alimento não deve ter mais de comprimento do que o espaço entre os olhos do gecko.
- Larvas com muita quitina não são a melhor opção e as que têm alto nível de gordura devem ser dadas esporadicamente.

Para além de alimento vivo também se pode dar algumas frutas desfeitas como suplemento. Eles normalmente gostam de mangas, maçãs, pêras, figos,... mas atenção, nunca dar citrinos!

E, muito importante, nunca, mas NUNCA dar papa de bebé em vez do MRP!! A papa de bebé está feita para bebés e não para geckos! Não tem os nutrientes necessário e tem níveis de açúcar exagerados que, para além de não fazerem bem ao gecko, fazem com que ele se "vicie" e depois rejeite o MRP.


(*) Algumas horas antes de se alimentar qualquer réptil com qualquer tipo de alimento vivo, devemos garantir que os insectos que vamos dar ao réptil ingeriram uma dose substancial de nutrientes para que o seu valor nutricional esteja no máximo.