sábado, 5 de janeiro de 2013

Manuseamento

Antes de mais devo deixar claro que nenhum réptil gosta de ser manuseado!

Ao contrário, por exemplo, dos mamíferos, os répteis em geral e os geckos em particular, não sentem necessidade de contacto ou afecto podendo viver toda a sua vida sozinhos sem sofrer de solidão ou falta de "amor".
Na Natureza, os geckos da Nova Caledónia não são animais sociais, não vivem em grupo e podem até comer as suas crias se estas tiverem o azar de se cruzar com os progenitores pouco tempo depois de terem saído dos ovos. Só para lutar, alimentar-se e, durante um breve período no ano, para acasalar, estes geckos interagem entre eles. De resto, é cada um por si!

Como é natural, como nós somos humanos e gostamos de contacto com os nossos animais de estimação, temos a tendência de "humanizá-los" e acreditamos que o nosso réptil gosta de nós. Caímos sempre na tentação de pegar neles e manuseá-los.

Felizmente este gecko é dos répteis que melhor tolera esta nossa necessidade! Ao contrário de camaleões e outros répteis que stressam com facilidade se pegados e tirados do terrário, os ciliatus podem ser manuseados com alguma frequência sem stressarem.
Deixo apenas alguns conselhos:

- Evitar ao máximo pegar num gecko acabado de chegar. Eles precisam de tempo para se adaptarem ao novo ambiente e é normal passarem uma ou duas semanas escondidos, quase sem comer, até se habituarem.

- Sempre que pegarem num destes geckos, façam-no próximo do chão ou de uma mesa para evitar que eles saltem da mão direitos para o chão e se aleijem. São animais que, não sendo muito rápidos, saltam com muita facilidade e frequência!

- São animais frágeis! É necessário algum cuidado a manuseá-los.

- Não exagerem! Tudo o que for mais de 5 ou 10 minutos dia sim dia não, pode acabar por stressar o animal sem necessidade.

- Há geckos e geckos... há uns que se habituam mais facilmente a nós e outros que por muito que peguemos neles vão sempre tentar fugir. É melhor evitar mexer muito nos mais ariscos pois terão mais tendência a stressar.


foto por batwrangler @ Flickr