sábado, 5 de janeiro de 2013

Ovos

Assim que a fêmea puser os ovos, estes devem ser retirados, sem os virar, e colocados num recipiente que sirva de incubadora.
Uma pequena caixa ou tupperware com vermiculite, substrato/solo ou SuperHatch da Repashy, tapada e com uns furos na tampa, pode servir como incubadora. O substrato deve ser húmido e manter a humidade. Os ovos desta espécie de gecko não necessita de temperaturas altas e os ovos eclodirão se mantidos à temperatura ambiente. Temperaturas mais quentes podem fazer os ovos eclodir 2 meses e pouco após a postura e temperaturas mais frias poderão estender esse período até aos 4 meses ou mais.

Semanalmente convém arejar o recipiente pois a humidade pode criar fungos ou bolor nos ovos, nessa altura deve-se limpar o excesso de humidade nas paredes do recipiente. Qualquer ovo que esteja notoriamente estragado deve ser removido. Quando se aproximar a altura da eclosão, deve-se verificar os ovos diariamente.
Normalmente ovos da mesma postura eclodem num espaço de um dia, por isso assim que um "sair cá pra fora" podemos calcular que o outro está para sair também (há excepções).