sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Terrário

O terrário ideal para os Geckos da Nova Caledónia terá de ter mais altura que comprimento ou largura, visto serem uma espécie arborícola. Estes geckos não precisam de muito espaço, pois não são especialmente grandes, por isso um terrário tipo Exoterra 45x45x45 poderá albergar um espécime sem problemas. Para juntar mais geckos, teremos de aumentar um pouco o espaço... um Exoterra 60x45x60, por exemplo, poderá servir para 2 geckos.

O terrário deverá ter vários ramos e vegetação (artificial ou natural) que sirva de esconderijo ao gecko durante o dia e onde ele se possa sentir seguro.
O substrato tanto pode ser natural (húmus, por exemplo) como papel de cozinha, depende do aspecto que pretenderem dar ao habitat.

Um substrato tropical dá um aspecto mais natural ao terrário mas tem de se ter atenção quando (ou se) alimentarmos o gecko com alimento vivo pois existe o perigo de impactação.
Se optarem por papel de cozinha não correm riscos e podem facilmente controlar se o animal está a alimentar-se ou não, pelos dejectos que são fáceis de detectar, mas o aspecto não será tão bonito.

A ventilação também é importante, pois os níveis de humidade devem descer durante o dia para impedir o aparecimento de fungos.


terrário vertical de 1m de altura


terrário vertical + exoterra 60x45x60