sábado, 5 de janeiro de 2013

Procedimentos

Antes de mais há que garantir que o casal, ou grupo está preparado para se reproduzir.
Para iniciarmos este processo teremos de ter um casal ou, de preferência um trio, onde o macho possa dividir a atenção entre fêmeas.

Como distinguir um macho duma fêmea?

Bem, em idade adulta é fácil, o macho tem poros pré anais bem visíveis e um "alto" na base da cauda. Não há como enganar! A fêmea tem o ventre liso.
Normalmente estas diferenças só se começam a notar apartir dos 6 meses, sendo que antes disto é arriscado fazer um palpite acerca do sexo do gecko.
 

fêmea - foto de D.D. Reptiles

 
macho - foto de D.D. Reptiles


Os animais têm de ter atingido a sua maturidade, ou seja, têm de ter no mínimo 25 gr de peso o macho e 35 gr a 40 gr a fêmea. Isto é muito importante, porque uma fêmea com menos peso não vai estar preparada para este processo e vai acabar por colocar em risco a sua vida e a das possíveis crias!
Convém também referir que os animais envolvidos não dever ter uma grande diferença de peso. Uma fêmea de 50 gr pode facilmente agredir um macho de 25 gr ou vice-versa.

Os ciliatus normalmente entram na época de acasalamento quando as temperaturas no habitat sobem ligeiramente. Para nós será por volta da Primavera. Nessa altura pode-se juntar macho e fêmea(s) durante algumas semanas/meses. Normalmente não demorará muito a passarem à "acção" e passado umas semanas vai-se notar no perímetro da fêmea que ela tem ovos.
Cerca de um mês após a copula, a fêmea irá começar a buscar um substrato onde enterrar os ovos. Convém que lhe dêem acesso a uma "caixa de postura", principalmente se tiverem a fêmea num terrário sem substrato. A caixa consistirá apenas num pequeno tupperware com Eco Terra húmida ou outro substrato idêntico e com uma tampa que permita à fêmea entrar e, em segurança, enterrar os ovos. Caso tenham substrato natural no terrário podem dispensar a "caixa", mas arriscam a que as crias quando nascerem sejam comidas pelos pais...

As fêmeas põem em geral 2 ovos a cada 30 dias durante vários meses, visto que fazem retenção de esperma uma só copula pode dar para porem ovos o ano inteiro! Claro que é altamente desaconselhável que isso aconteça pois o esforço será demasiado para a fêmea. Aconselho vivamente a que se baixem as temperaturas e se separe o casal de modo a desincentivar a fêmea a continuar a pôr ovos.

Após as posturas, tem de se controlar muito bem a alimentação da fêmea de modo a que ela recupere do esforço despendido.